terça-feira, 19 de abril de 2011

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A GENTE? (Instituto Eckart)



O que foi que aconteceu com a gente? Porque hoje as pessoas convidadas para eventos educativos, tanto virtuais como presenciais reservam lugar, confirmam e não aparecem? Falta de compromisso? Falta de educação?  Será que não diz respeito? Ou ambas as coisas?
Nós damos muitos treinamentos e nos treinamentos em company as salas estão sempre exatamente com o número de pessoas que deveriam comparecer. Algumas vezes elas têm até alguns furões, e inclusive é feita uma lista de presença igual a que utilizamos nas salas de aulas para garantir que ninguém faltou. A primeira indagação é muito séria e diz respeito ao nosso compromisso, será que ele está relacionado à punição?
Entre outros significados a palavra compromisso também designa um acordo, um pacto, uma promessa, mínimo um contrato psicológico. Para nossos avós a honra era medida pelos fios de seus bigodes e era tudo feito na palavra, pois a palavra de uma pessoa era seu bem maior.  Tanto na universidade quando o aluno falta à aula, ou na pós-graduação se o participante pede para outro assinar no lugar dele, até as pessoas confirmarem a participação em um evento educativo, virtual ou presencial, e não aparecerem, esse que pode parecer um pequeno delito, mas na verdade esboça a ausência de compromisso. Assim nos referimos, pois não há pequeno nem grande delito, delito é delito. Veja você que não existe pessoa meio honesta, nem meio fiel, nem meio ruim, nem meio grávida, nem aquela meio comprometida.
O delito ele não é um ponto, ele é uma reticência. Alguém que rouba um chocolate em um supermercado força que o supermercado tenha mais segurança, que também customiza o produto já com aquela margem de prejuízo, que resulta em um preço maior e o honesto paga. Alguém que reserva um lugar em uma palestra não comete apenas um pequeno delito. Ele tira a vaga de alguém que desejava ir, reduz o número de expectadores e que poderiam ser alocados em um espaço menor. Também vai sobrar coffee breack e que vai fora, desilude as expectativas do palestrante em relação à entidade que promoveu o evento. E quem paga é o que está presente.  Paga, pois talvez o evento não seja realizado novamente. A entidade paga, talvez o convidado não queira mais participar de eventos ali promovidos. A sociedade paga, muitos dos recursos ali utilizados como água e luz, eles são oriundos de matérias primas provenientes de recursos naturais e estão sendo gastos desnecessariamente.
Compromisso não vem pela metade, não é fração, não aparece só para os grandes acontecimentos. Uma hora o descomprometido sempre mostra a sua face, pois para ele o mundo se move por um jogo de interesses e não de princípios/valores.
É por isso que nossos pais, que aprenderam com nossos avós  nos ensinaram que não se pega um lápis que não seja nosso. Que hora marcada é hora firmada. Chegar com brinquedo diferente da escola, nem pensar. Mais que nos ensinar a ter medo de punição, estavam nos ensinando a ter orgulho pela dignidade.  O indecente não tem dignidade e para eles os com dignidade são bobos. Se os bobos são aqueles que praticam o amar, a fidelidade, a honestidade, a bondade, enfim, a corrente do bem, somos desse time. Escreva aí e nos cobre, estamos comprometidos com toda essa bobeira, pois cremos que só os bobos são realmente felizes. Os lobos sempre estão com medo, pois acham que todos são descomprometidos como eles.
Pessoas que jogam lixo na rua pelas janelas de seus carros, outras que entram em algum lugar e se quer dão bom dia, ainda tem aquelas que nunca agradecem. Estamos cercados de um mundo sem educação que não sabe dizer nem um muito obrigado e muito pior, faça-me o favor. A Educação como diz os antigos vem de berço, um grande engano acreditar que sejam adquiridas com uma graduação, mestrado ou doutorado. A educação vem do coração. Isso mesmo, ela é patrimônio do sensível, do humilde, do interessado, daquele que sabe que amar é servir e, que servir não significa ser serviçal.
Derrubar uma árvore é falta de educação, discriminação de qualquer tipo, além de crime é falta de educação. Lavar a calçada com água que é um recurso não renovável é falta de educação, utilizar papel não reciclado é falta de educação, não prestar atenção no lixo seletivo é falta de educação. Para o mal educado todos estão a serviço dele. A árvore, a água, a sociedade, a natureza, os outros homens. Para o mal educado só ele dispõe de vida própria, a vida dos outros deve estar contida dentro dos interesses dele.
É inaceitável que uma pessoa que se alimente 3 vezes ao dia, enquanto muito mais da metade do mundo não se alimenta nenhuma, seja uma pessoa que não sorri. É inadmissível num mundo que muitas pessoas paraplégicas são exemplos de motivação e estimulo, outras em perfeito estado físico não dêem um aperto de mão com entusiasmo. É intolerável que para algumas pessoas o coração seja apenas um órgão biológico e não um lugar que de lá possa sair carinho, afeto, paz e amar. O mal educado é aquele que sofre de uma doença que tem assolado o mundo moderno, que chamamos de falta de gratidão.
O educado sempre é grato. Uma gratidão que vem em palavras, gestos, investimento no desenvolvimento de outras pessoas, tecnologias que permitam um crescimento sustentável, inclusive e principalmente, o educado ora e antes de pedir mais, ele agradece por tudo que já possui. O Educado é sempre uma pessoa atenciosa, desta forma, não faz pouco caso daquilo que o cerca, muito pelo contrário, por ser grato a tudo que o cerca ele valoriza e agradece. É por esta razão que o educado chega na hora, cumpre indicadores e metas, tem compromisso e é responsável. Mas muito mais importante que isso, por valorizar tudo que o cerca, o educado sorri com fraternidade, abraça com compromisso, zela a equipe se é gestor. Se for equipe, zela pelo  gestor. No trato do dia a dia, zela pela alegria e felicidade do colega.
A rapidez atropela. O mundo moderno está muito rápido, mais veloz, turbo, conseqüentemente mais suscetível a atropelamentos. A pressa é inimiga da perfeição, porque fazemos as coisas com menos qualidade. Alguém com pressa acaba sempre faltando com educação, para ele mais importante de que chegar, só lhe diz respeito a chegar primeiro. Por isso, não age com segurança, não respeita processos, pula etapas, passa por cima e o dano está feito.  
Podemos apontar também que uma pessoa mal educada normalmente é um bicho preguiçoso. Agora tente combinar alta velocidade com preguiça. Transfira isso para um piloto de fórmula 1 e concordará conosco que ele irá em algum momento bater, é só uma questão de tempo. Muitos de nós já descobriram isso e clamam por um mundo mais educado em todos os seus sentidos. Uma educação que nos torne mais sensíveis aos outro, todos os outros que nos cercam. Uma educação que faz o ser, ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste