quinta-feira, 10 de setembro de 2009



SOMOS UM ETERNO VIR A SER

Os profissionais se dedicam cada vez mais ao conhecimento técnico, buscando o crescimento dentro da sua área de atuação, considerando ser o principal objeto para o sucesso dentro das organizações, porém, no mundo globalizado, de relacionamentos sem barreiras, o conhecimento técnico é apenas uma das ferramentas para quem deseja alavancar o crescimento organizacional. Para as pessoas de linha de frente como os gestores, o mercado exige cada vez mais: a ousadia e a quebra de paradigmas. Os modelos de gestão engessados como comportamentos cristalizados se tornaram o maior entrave para a percepção organizacional nos dias de hoje onde as informações se movimentam numa escala de progressão geométrica.
A vida é movimentada por ciclos, as pessoas estão sempre se deparando com as mesmas situações de tempos em tempos. Como o homem está fadado à evolução e ao crescimento, a percepção nunca será a mesma diante dessas mesmas situações nesses ciclos da vida. A maturidade modifica a visão de eventos já vividos anteriormente, isto é, só o conhecimento provoca mudanças de comportamento. O conhecimento de forma geral e ampla, começando pelo autoconhecimento, pois através dele é que se chega ao autocontrole. E como tudo isso pode influenciar no sucesso profissional e organizacional? Simples. As organizações são compostas por pessoas, são geridas por pessoas e quanto mais se desenvolve e se descobre o limite, a capacidade, quanto mais se estimula o conhecimento das pessoas, mais se estão investindo no próprio sucesso e consequentemente no futuro da organização. O conhecimento e a evolução são infinitos, o bom profissional deve evitar uma visão única das coisas, deve fugir da mesmice, e não é uma tarefa fácil de realizar. Como disse Einstein: “é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.” Mas lidar com diferentes estágios de percepções, respeitando-os e canalizando-os para o objetivo maior: o crescimento mútuo pessoa/organização é onde está a beleza no desafio dos gestores.
Para um plano de ação é necessário se potencializar recursos, e o plano de ação objetivando o crescimento e a transformação organizacional, são usados os mais valiosos numa empresa: os recursos humanos. Lidar com a diversidade humana, perceber sua capacidade e desenvolvê-las torna-se a missão maior dos gestores com visão no futuro, visto que o ser humano não para de mudar, mudar de idéia, de atitude, de estratégia, de humor, o homem não é um ser finalizado, mas em processo de construção, em um eterno aprimoramento, diante dessa realidade, o gestor tem nas mãos, um desafio novo a cada dia. É válido salientar ainda que, devido a imprevisibilidade do material usado no setor de recursos humanos não existem regras definidas para se alcançar metas, e por não ser uma ciência exata o empirismo é muito usado nos processos renovadores e o resultado deve ser levado sempre em consideração sendo ele um acerto ou até mesmo um erro.
A mudança comportamental buscando a transformação da empresa, descobrindo e respeitando limites e possibilidades, revitalizam a empresa estimulando a ousadia das pessoas envolvidas. O resultado é um salto qualitativo notório em produtos, serviços, atendimento e relacionamentos dentro das organizações.

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