segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Elogio é bom? Crítica é ruim? Por Josiane Souza




Elogio é bom? Crítica é ruim? Quando que uma ou outra é favorável ou não? Qual deles é o melhor para o desenvolvimento da carreira de um profissional? Na realidade, tanto um, quanto o outro, são importantes. O segredo é reconhecer e reagir de maneira correta diante de um elogio ou de uma crítica, pois eles são faca de dois gumes.
Tanto o elogio quanto a crítica são aprendizados árduos, visto que para chegar ao equilíbrio é necessário deixar a razão falar mais alto que a emoção, o que não é uma tarefa fácil de se realizar. Juntos, vamos avaliar as duas situações sob os aspectos negativos e positivos. Logo após, deixarei algumas dicas para serem praticadas diariamente, como um treinamento em uma academia!
O aspecto negativo do elogio é o aumento, em demasia, do ego do elogiado, acarretando conseqüências nos relacionamentos interpessoais, além do risco de acomodação técnica, pensando que já sabe tudo.
Por outro lado, ele é positivo no sentido da avaliação a respeito das ações do profissional ser satisfatória, no mínimo. O que é uma constatação de que todo o seu empenho, disciplina, investimentos aplicados em tempo e em dinheiro, por exemplo, foram certeiros. Ele é, ainda, o reconhecimento dos colegas, superiores ou subordinados.
Quanto aos aspectos negativos da crítica, são os seguintes:
- Falta de desenvolvimento profissional, em decorrência da resistência de se fechar ao feedback;
- Ser facilmente manipulado pelos outros por reagir sempre a provocações, caindo em descredibilidade;
- Abatimento, desmotivação, por causa das opiniões ou censuras que os outros fizeram;
- Doenças psicossomáticas;
- Desligamento da empresa por problemas de relacionamento interpessoal.

As vantagens de se aceitar e ouvir as críticas recebidas são o desenvolvimento profissional e o alcance do equilíbrio emocional. Ouvir faz muito bem e é uma das habilidades essenciais dos profissionais na era do conhecimento. Conceitualmente, a crítica é uma avaliação do trabalho realizado por um especialista onde o avaliador também é um conhecedor do assunto tratado. Seu objetivo é melhorar, de forma contínua, o trabalho já realizado.
Vamos, então, às dicas!
Como receber um elogio?- Em primeiro lugar, para que recusá-lo? Aceite o elogio mesmo que tenha havido sorte, apoio de várias pessoas. Você esteve envolvido e é visto por quem te cumprimenta como sendo merecedor do comentário.
- Seja grato. O elogio é como um presente. Você não recusaria o presente dado por um amigo!
- Não seja pessimista. Se você recebeu elogios pelo andamento de um determinado projeto, não responda dizendo que falhas podem acontecer. Na oportunidade, esclareça os desafios do projeto e tome cuidado para não causar a impressão que quem elogiou está mal informado.
- Reconheça sua contribuição, mesmo que de forma parcial. Aliás, faça o reconhecimento dos méritos dos membros da equipe! Mas, não diga que eles merecem “todo” o crédito.
- Retribua. Torne visível que você aprecia o ato. Ofereça de volta um cumprimento a quem o elogiou, desde que não pareça falso.

Como receber uma crítica?- A primeira reação do criticado, geralmente, é emocional e não racional. Então, não tenha medo de receber uma crítica.
- Perceba se de fato está sendo alvo de uma crítica ou de uma afirmação meramente opinativa de alguém. Se constatar ser, realmente, uma crítica, verifique se ela tem ou não razão de existir.
- Veja a crítica negativa como um ponto a desenvolver. É a melhor forma de receber um feedback, mesmo que seja feito de forma inadequada ou no momento não oportuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste